A essa altura da sua vida profissional e acadêmica, você com certeza já descobriu – até mesmo na prática! – que cursos de inglês que prometem aprendizado “instantâneo” são enganosos. Mas, sem dúvida que existem hábitos que te ajudam a aprender inglês mais rápido. 

 

Afinal, não existe fórmula mágica ou expressa para se aprender um idioma.

 

Aprender inglês, na verdade, requer dedicação e estudo, e isso não pode ser mensurado em apenas alguns poucos meses.

 

Mas, apesar disso, é possível investir em algumas saídas que fazem com que você possa aprender inglês mais rápido, contribuindo com a conquista da fluência em língua inglesa com maior agilidade.

 

Com uma série de hábitos e alternativas adotadas no dia a dia, você pode otimizar o aprendizado da língua inglesa, potencializando seu tempo útil e abrindo novas possibilidades em sua carreira num menor espaço de tempo.

 

Confira as 7 dicas mais eficazes para se aprender inglês mais rápido.

 

1) Escolha uma boa metodologia de ensino.

Parece banal começar por esse conselho, mas ele irá guiar todos os outros.

 

Encontrar o método de ensino ideal faz com que você utilize o tempo dedicado aos estudos da melhor forma possível, afinal, você não precisará desistir ou trocar de escola no meio do processo – acredite, isso é ainda mais comum do que parece.

 

Uma das opções mais interessantes do momento são as consultorias de língua inglesa, focadas na fluência do idioma e centradas no uso real da língua.

 

As consultorias não “perdem tempo” com amenidades que os alunos já sabem, utilizando as aulas para discussões, diálogos e estudos mais aprofundados do inglês.

 

2) Pergunte muito; pergunte-se.

Seja nas aulas, com colegas ou sozinho, questione o tempo todo. Sempre que houver uma dúvida no idioma, uma dificuldade de pronúncia, uma curiosidade, a necessidade de saber uma tradução ou sinônimo… Pergunte ou reflita até obter uma resposta, sempre que possível.

 

As dúvidas exteriorizadas fazem com que as respostas obtidas sejam melhor memorizadas, favorecendo o conhecimento.

 

Quando estiver sozinho, pesquise ou procure por respostas de imediato – para isso, utilize a Internet e prefira fontes confiáveis.

 

3) Troque o que puder pela versão em inglês.

Livros, filmes, legendas, músicas, games, redes sociais… Tudo o que puder utilizar na versão em inglês, o faça.

 

Visualizar palavras em inglês durante todo o tempo ajuda a memorizá-las, expandindo seu vocabulário e tornando-o mais familiar.

 

4) Mesmo que ainda não se sinta plenamente seguro, arrisque-se.

Ou melhor: fale em inglês com nativos!

 

Você está estudando para se sair bem nessas situações, mas é importante que as enfrente para conhecer suas fraquezas e erros e, consequentemente, poder corrigi-los.

 

5) Pense e fale sozinho em inglês.

Parece bobagem, mas é uma saída muito eficaz.

 

Você pode sentir-se envergonhado, no momento, em mostrar o seu inglês para outras pessoas. Porém, é impossível sentir-se assim consigo mesmo!

 

Desse jeito, procure fazer reflexões – em voz alta, de preferência – em inglês. Isso não apenas aperfeiçoa a pronúncia, mas também a desenvoltura e o vocabulário informal.

 

6) Analise e seja analisado por seus colegas.

Sempre que possível, converse em inglês com colegas que também estudam o idioma para avaliarem o nível de conhecimento um do outro.

Receber o feedback de outra pessoa é muito importante para detectar erros que passam despercebidos.

 

7) Use a Internet a seu favor.

As redes sociais, fóruns e outros canais virtuais em que o inglês é o idioma principal são infinitos – e existem possibilidades sobre todos os assuntos que se pode imaginar!

 

Se você passa muito tempo na Internet, essa é a sua chance de treinar a escrita, o vocabulário, o approach e a argumentação em inglês.

 

Caso você tenha problemas com a timidez ao falar em outro idioma, essa dica é bastante valiosa, já que não é preciso expor-se, como ocorre com ligações, conferências e encontros presenciais.